quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Lanche Saudável - Ideia genial que muda hábitos...

O controlo do lanche da manhã

Aos pais e educadores,

É com muita satisfação que partilho com vocês uma mudança de atitude verificada na minha sala de aula, relativamente ao lanche da manhã.
Todas as manhãs pela hora do lanche abundavam os bolycaos, as batatas fritas, sumos gaseificados; chocolates e afins... ou seja, tudo aquilo que a televisão nos bombardeia com os seus comerciais, que de saudável pouco ou nada têm.
Para contrariar esta tendência decidimos criar uma grelha de registo do "Lanche Saudável", que para além de ter como objectivo o tratamento estatístico e servir de indicador de alguns hábitos menos saudáveis, veio revelar-se um instrumento de mudança de hábitos.
Experimentem com as vossas turmas, em menos de duas semanas 90% dos vossos alunos começam a ter hábitos alimentares mais saudáveis.


COMO IMPLEMENTAR

  1. O primeiro passo é alertar os alunos para a importância da alimentação saudável no combate da obesidade infantil entre outras doenças nutricionais quer pelo excesso quer pela carência de nutrientes... (realizar actividades);
  2. Alertar para a economia doméstica, sai mais barato semanalmente o consumo de frutas , pão e leite do que a compra de guloseimas;
  3. Criar uma tabela/grelha semanal para o registo do Lanche Saudável e atribuir a um aluno a tarefa do seu preenchimento;
  4. Diariamente, uns 5 minutos antes do toque para o recreio, inicia-se o preenchimento, onde cada aluno mostra à turma o que trouxe  para o seu lanche. Em coro, a turma diz se é saudável ou  não saudável e o responsável preenche a grelha coma seguinte nomenclatura: para lanche saudável :) e para lanche não saudável X;
  5. No final de cada preenchimento afixamos a grelha em local bem visível e no final da semana aproveitamos os dados da grelha para exercícios de matemática, como por exemplo criar gráficos, interpretar tabelas de dupla entrada; criar situações problemáticas e identificar os campeões do lanche saudável.  
CONCLUSÕES

  • Em casa, os alunos começaram a rejeitar na sua lancheira, as bolachas de chocolate; as batatas fritas; os leites achocolatados os bolycaos e os bolos cheios de creme; os salgados fritos, por estarem informados das suas desvantagens e por quererem ser os campeões da alimentação saudável;
  • As guloseimas deram lugar, pouco a pouco, a pequenas caixinhas com fruta da época descascada ou em peças inteiras; frutos secos; pão com manteiga e fiambre; iogurtes líquidos; caixinhas com cereais; bolachas Maria em pequenas quantidades; leite, entre outros...
  •  Os pais poupam dinheiro e promovem a saúde dos seus filhos, as crianças a brincar aprendem a desenvolver o gosto por hábitos saudáveis , o sentido da responsabilidade e o espírito competitivo e os professores aproveitam os dados recolhidos para as aulas de matemática e estudo do meio.
  • Simples; barato; divertido; saudável e pedagógico.
A grelha que utilizamos:
 


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