PROJECTOS DE TURMA

PROJECTO PROFESSOR POR UM DIA

O projecto "PROFESSOR POR UM DIA" surgiu com a necessidade de envolver pais e encarregados de educação nas actividades diárias dos seus educandos em sala de aula. Além de motivar os alunos, proporciona aos encarregados de educação uma visão diferente do dia-a-dia da vida escolar.
O projecto iniciou no primeiro ano de escolaridade e teve a adesão de alguns pais. 
Para participar no "Professor por um dia", basta preparar uma pequena actividade e apresentar ao professor titular de turma para calendarização e disponibilizar os recursos necessários para essa actividade.
Exemplos de actividades já realizadas:
  1. A mãe da Sofia ensinou os meninos da turma a pintar sacos de plástico transparentes que serviram de envelopes para enviar correspondência para os nossos parceiros na Alemanha. Duração da actividade 1 hora. 
  2. A mãe do Gonçalo Alegria, ensinou a fazer presépios  com  castanhas; ouriços das castanhas; pasta de moldar e feltro. Duração da actividade 2 horas.
  3. A mãe do Tiago Silva, ensinou a fazer o "Bolo de Fubá". Cada aluno levou um ingrediente e fomos todos para a cozinha confeccionar aquele delicioso bolo. Duração da Actividade 1 hora.
  4. ...
Estou certo que mais encarregados de educação venham a participar com mais actividades. Desta forma e  além de dar algo de novo aos nossos alunos, os pais têm a oportunidade de verificar a dinâmica da turma entre outros aspectos.

PROJECTO DE SAÚDE ORAL
O projecto de Saúde Oral já não é uma novidade nas nossas escolas do 1º ciclo com a realização do bochecho de flúor quinzenalmente.
Para complementar a prática do bochecho de flúor os nossos alunos fazem a escovagem dos dentes após o almoço. (Mediante autorização dos encarregados de Educação).
Cada aluno possui uma bolsa plástica com uma escova dentária protegida com cápsula e pasta dentífrica  apropriada à idade.
Existem dois responsáveis pela entrega e recolha das bolsas.
Esta actividade visa a criação de hábitos de higiene e saúde oral.